domingo, 9 de outubro de 2011

09/10 - "WIMA KWARI" - CELEBRAÇÃO DOS "OJOS DE DIOS"

"Wima Kwari", celebração dos ""Wima Kwari", celebração dos "Ojos de Dios”( Olhos de Deus), no México.
O olho era um símbolo antigo dedicado à Deusa e usado como benção e proteção.


A sílaba "ma", presente em inúmeros nomes das deusas-mãe, significava "ver" em egípcio e seu hieróglifo correspondente era um olho.
A Deusa Maat, originariamente, era a detentora do "olho que tudo vê", posteriormente, esse atributo foi transferido ao Deus Hórus. Inúmeras estatuetas das deusas neolíticas apresentam grandes olhos em corpos femininos. Um dos símbolos da Deusa Inanna eram seus olhos e a Deusa assíria Mari era representada com grandes olhos que perscrutavam as almas dos homens.


O cristianismo denegriu esse poder do olhar feminino, transformando-o em uma forma de maldição pertencente às bruxas. Esse dom era considerado tão poderoso que, durante os julgamentos da Inquisição, as supostas bruxas eram proibidas de olhar para os juízes, permanecendo todo o tempo de costas para eles. No entanto, curiosamente, até hoje em talismãs contra o mau-olhado, são usados símbolos femininos como búzios, olhos e triângulos iônicos.

No México, o olho central é feito quando a criança nasce; a cada ano, um pouco de fio é
adicionado até que a criança complete cinco anos.
Na Bolívia são colocados nos altares para Deus possa ver e proteger as pessoas.
Quando você confecciona um "Ojo de Dios" você expressa uma oração em que a proteção divina se manifesta.
Você pode confecciona-lo para você ou qualquer outra pessoa. Quando presentear a energia transmitida será:
" Que o olho de Deus esteja abençoando, protegendo você"


Aproveite e adquira um talismã em forma de olho para lhe dar sorte e protegê-la (o) dos perigos. Consagre-o, dedicando-o à sua Deusa interior, purificando-o com água de uma fonte. Ao passar perto de qualquer fonte, saúde a divindade que nela habita. Lave seus olhos com água e ore para que a Deusa cuide de sua visão.


Nenhum comentário: