terça-feira, 11 de outubro de 2011

11/10 - "THESMOPHORIA"


Início de Thesmophoria, o festival grego de três dias reservado, apenas às mulheres.

Sua origem de três dias reservado apenas às mulheres.

Sua origem é muito antiga, oriunda dos cultos neolíticos de celebração da colheita dos cereais e de oferendas de leitões, perpetuadas no culto a Ísis e, posteriormente, no culto a Deméter.

Durante esse festival que celebrava Deméter, aguardiã da lei, as mulheres se reuniam e praticavam vários rituais relacionados à fertilidade das plantações, animais e pessoas.

Neste primeiro dia, havia o ritual de Kathodos e Anados, a cerimônia de “ir abaixo e voltar para cima”. As mulheres escolhidas eram sacerdotisas que tinham passado por várias purificações, inclusive por abstinência sexual e evitado contato com objetos de ferro nos últimos três dias.

Vestidas com túnicas vermelhas, elas desciam para o altar de Deméter, localizado em uma gruta profunda. Levavam consigo leitões consagrados à Deusa, que eram deixados nas fendas da gruta. Era um ritual perigoso, pois nessas fendas existiam serpentes que se alimentavam das oferendas.

As sacerdotisas utilizavam chocalhos e encantamentos para mantê-las afastadas, enquanto recolhiam os restos das oferendas do ano anterior para levá-los de volta à superfície.



Nenhum comentário: