sábado, 15 de outubro de 2011

15/10 - DEUSA FREYJA

Comemoração nos países Nórdicos de Freyja ou Freya, a Deusa do amor e magia, condutora das almas para o mundo subterrâneo.

Freyja era a matriarca ancestral do grupo de divindades Vanir, precursoras do Aesir, as divindades patriarcais vindas da Ásia.

Como dirigente das matriarcas ancestrais Aflie, as poderosas e das Disir, as avós divinas, Freyja tinha múltiplos atributos.

Ela regia o amor, a fertilidade, a sexualidade, a Lua, o mar, a Terra, o mundo subterrâneo, o nascimento, a morte e a magia.

Aparecia como uma Deusa tríplice, como Senhora dos gatos, dirigente das Valquírias e condutora das almas dos guerreiros mortos em combate, das quais metade iam para seu reino e a outra metade para o Palácio de Odin.

Freyja era irmã e consorte do deus da fertilidade Frey,com quem formava o casal divino "A Senhora e o Senhor", a união sexual entre o rei do ano e a sacerdotisa da Deusa.

Freyja era representada como uma linda mulher vestida com manto de peles de gato, enfeitada com penas de cisne e adornada com jóias de ouro e âmbar, sendo puxada em sua carruagem dourada por quatro gatos.

Seu dia sagrado é a sexta-feira, que foi nomeado em sua homenagem, sendo invocada em todos os assuntos de amor, sexo e magia.

Acenda uma vela vermelha, e peça proteção à Freyja.

Nenhum comentário: